sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ou isto ou aquilo


"Ou se tem chuva ou não se tem sol,
ou se tem sol ou não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
Quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo dinheiro e não compro doce,
ou compro doce e não guardo dinheiro.
Ou isto ou aquilo:
ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,s
e saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda qual é melhor:
se é isto ou aquilo."


Apesar de se uma poesia para crianças, Cecilia Meireles descreve pefeitamente o que estou sentindo: "Se volto a trabalhar não fico com as meninas, se fico co as meninas, não volto a trabalhar".
Lembro da primeira consulta, com o pediatra da Cecilia, e o que ele me disse: "Agora você tem mais um papel, o de MÃE, mas esse não é o único papel da sua vida, além de MÃE, você também é ESPOSA, AMANTE, FLHA, PROFISSIONAL e no meio disso tudo você ainda tem que achar um tempo para ser MULHER, cuidar de você, por isso não dá para ser o tempo inteiro mãe, embora seja o papel mais importante de sua vida no momento."
Volto a trabalhar daqui a quinze dias, a vontade de abandonar o trabalho é imensa, mas e o meu profissonal? Isso é muito importante para mim também, não quero deixar minha carreira
de lado.Sei que dá para ajeitar os vários papéis, por experiênca da própria Cecilia, mas não impede o coração de ficar apertado e de sempre achar que estou falhando, deixado a desejar em um dos meus papéis ou perdendo parte importante do crescimento e da vida das meninas. É, decididamente OU ISTO, OU AQUILO.
Beijinhos e fiquem com Deus!

10 comentários:

  1. Beijos dessa Mamãe que só que fazer o melhor para família.

    ResponderExcluir
  2. Linda sua familia...adorei seu post, já passei por essa fase e definitivamente é isso mesmo...ou isto ou aquilo rsrsrs
    Bjss e fica com Deus!!
    Silvia Prado
    Paz e Luz

    ResponderExcluir
  3. Hleo imagino a dor de ter que ir trabalhar e deixar suas filhas, eu só fiquei longe dos meus filhos na epoca que tive uma loja mais foram só 4 anos, mesmo assim sentia muita falta de estar em casa com eles,Amei a poesia muito linda.. vi uma foto com a roupa do santos, quem é Santista na sua familia hehehe bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, querida, que saudades!!
    Esta semana trabalhei essa poesia com meus alunos do primeiro ano, eles estão aprendendo a ler....(uma gracinha), mas essa não é a questão!
    Certa vez uma pessoa muito esperiente me disse: "Peça coisas pra pessoas que não tem tempo, elas farão um tempo pra te ajudar, mas as que tem tempo ocioso, nunca conseguem se organizar pra aproveitá-lo bem". Você é uma mulher especial e organizada, vai achar tempo pra ser tudo e mais um pouco!!! BOA SORTE!!

    ResponderExcluir
  5. Helô,

    Muito apropriada a escolha do poema pois descreve exatamente o que sentimos diante da situação pela qual você está passando.

    É um pouco doído mas, ao final, tudo se ajeitará!

    Um grande abraço,
    Iracema

    ResponderExcluir
  6. Helo

    Volte!!! Nós também precisamos de vc aqui. Vc tb precisa sair um pouco mais de casa, caso contrário suas "asas" podem atrofiar, não deixe que isso acontece. Os filhos crescem rápido, em breve cada uma já estará batendo suas próprias "asinhas" e quando isto acontecer, suas próprias asas tem que estar em forma, para vc também poder voar livremente.
    Te amo. Sei bem do que vc está falando. Sofro desse mal até hoje, mas temos que aprender a conviver com ele.
    Bjcas
    Haydêe

    ResponderExcluir
  7. Ai ai ai, ser ou não ser... Bem eu parei antes vc já deve saber, larguei td pra me preparar pra ser mãe, carreira bem sucedida e bem remunerada na empresa da família, eu era o braço direito do meu pai e qdo eu disse que sairia me perguntavam se eu tinha enlouquecido. Papai ficou triste de início + não colocou nada contra, respeitou minha decisão. E te digo minha linda que foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida. Minha saúde melhorou muito pois eu vivia estressada por trabalhar demais. E olha aí minhas 2 princesas lindas. Eu sei que os filhos crescem rapido como muitos dizem + é exatamente por isso que eu sempre disse que qdo fosse para ter filhos eu abandonaria minha carreira, por ser rapido trabalhando eu perderia tudo. Casa sorriso, cada nova palavra, cada passo, tombo e depois recomeço, não iria secar as lágrimas de frustração qdo viessem nem iria compartilhar a alegria da superação. Tudo isso quem faria, quem assistiria e quem aconselharia e muitas vezes erroneamente seria uma babá. Mas minha querida, cada caso é um caso. Tenho uma amiga que voltou a trabalhar agora que o filhote completou 2 anos pois ela não aguentou ficar em casa. Não quero influenciar em sua decisão, só quero lembrar vc de td que vc tem que colocar na balança pra ser pesado e pra que vc possa tirar sua conclusão ok? Muito obrigada pelo seu comentário no blog. Eu tb tenho um carinho enorme por vc e sua família! Um dia quem sabe nos encontramos, quem sabe marcamos um encontro entre as fazendeiras... Beijo grande e que Deus os abençoe e ajude vc a tomar a decisão!

    ResponderExcluir
  8. Helo amei seu blog as princesas são lindas .
    Mãe é coruja mesmo viu...
    beijokas Kátia

    ResponderExcluir
  9. Oi Helô, estamos ansiosas pela sua volta,você vai sofrer um pouco sim, mas será bom, tb precisamos de um tempo para nós, mas sinceramente, não trabalhe muito não, pois o tempo passa e você acaba perdendo muita coisa. Mas se não tiver jeito mesmo aproveite todo o tempo disponivel e dedique a elas, antes que elas cresçam.
    bjs e até domingo

    ResponderExcluir
  10. passando pra deixar um beijinho por aqui!

    ResponderExcluir